sexta-feira, 21 de março de 2014

Notas a uma religião implícita

No século XIX, os Estados, dominados pela revolução, baniam ordens religiosas, expropriavam conventos, vetavam a missa e a procissão, quando não partiam à deportação e ao assassínio direto de católicos - tudo ao gosto de Nero. 

Na segunda metade do século XX, o clero, comandado desde Roma, mas há muito açulado e prontamente emulado nas Américas, infundiu-se de coragem e bradou, "Basta! A Igreja não mais será vítima mórbida das ideologias: há que ser protagonista!". E, desde então, a fim de se guardar contra a inimizade do Estado, a Igreja preventivamente bane, expropria e veta a si própria. 

A imprensa livre delira. Os chefes de Estado rejubilam. "Nunca convivemos tão bem!" Esmorece só o calendário, que remonta a dois milênios obscuros em um mundo ofuscado pelos anos 1960.

Os aforismos seguintes, de autoria do grande mestre colombiano Nicolás Gómez Dávila, escrutinam o Zeitgeist já não novo, conquanto animosamente renovado, que move a Igreja, a religião e a "espiritualidade" (o "Geist", ora pois, de nosso "Zeit") contemporâneas. Entre eles se vislumbra, outrossim, uma religião que já não há, de uma civilização que se foi, mas fora da qual não se logra em verdade viver.

"Mis convicciones son las mismas que las de la anciana que reza en el rincón de una iglesia." 

VENTOS DE MUDANÇA

«Antigamente, os tontos atacavam a Igreja; agora a reformam.»

«A crise atual do cristianismo não foi provocada pela ciência, ou pela história, mas pelos novos meios de comunicação. O progressismo religioso é o empenho de adaptar as doutrinas cristãs às opiniões patrocinadas pelas agências de notícias e pelos profissionais da publicidade.»

«Sobre o campanário da igreja moderna, o clero progressista, em vez de cruz, coloca um cata-vento.»

«Mais que um vento de traição, sobre o clero moderno sopra um furacão de estupidez.»

«A obediência do católico converteu-se em uma infinita docilidade para com todos os ventos do mundo.»

OS NOVOS MANDAMENTOS

«O clero moderno resolveu retificar a ordem dos mandamentos evangélicos. Assim, omitindo Deus, ordena amar ao próximo sobre todas as coisas.»

«Colocar o "próximo" no lugar de Deus havia sido o propósito do protestantismo liberal do século passado, e do progressismo católico pós-conciliar.»

«Ocupar-se intensamente da condição do próximo permite ao cristão dissimular suas dúvidas sobre a divindade de Cristo e a existência de Deus. A caridade pode ser a forma mais sutil da apostasia.» 

«A Igreja pós-conciliar pretende atrair o rebanho ao traduzir, para a linguagem insípida da diplomacia vaticana, os lugares-comuns do jornalismo contemporâneo.»

«A Igreja, ao abrir e escancarar suas portas, quis facilitar a entrada aos de fora, sem pensar que mais facilitava a saída aos de dentro.»

«O moderno trocou a Imitação de Cristo pela paródia de Deus.»

«A inépcia e a sandice do palavrório episcopal e pontifício nos turbariam, se nós, cristãos velhos, não houvéssemos aprendido, felizmente, desde pequenos, a dormir durante o sermão.» 

«Não conseguindo que os homens praticassem o que ela ensina, a Igreja atual resolveu ensinar o que eles praticam.» 

"HERI, HODIE, CRAS"

«A Igreja antiga pôde adaptar-se ao mundo helênico, porque a civilização antiga era de índole religiosa. No mundo atual, a Igreja se corrompe caso ceda.»

«A Igreja pôde batizar a sociedade medieval, pois era uma sociedade de pecadores. Mas seu porvir não é lisonjeiro na sociedade moderna, onde todos se creem inocentes.»

«A Igreja evitou sua esclerose em seita exigindo ao cristão que exigisse perfeição a si mesmo, não que a exigisse do vizinho.»

CRISTO HISTÓRICO

«A história do cristianismo revela ao cristão como Cristo quis estar presente na história. Pretender apagar essa história para retornar apenas ao Cristo evangélico não é gesto de devoção, e sim de orgulho.»

«O clero moderno afirma que o cristianismo pretende resolver os problemas terrestres - confundindo-o, assim, com a utopia.»

«O clero moderno crê poder aproximar melhor o homem a Cristo ao insistir sobre a humanidade de Jesus. Esquecendo, assim, que não confiamos em Cristo porque é homem, mas sim porque é Deus.»

«O clero moderno, para salvar a instituição, trata de se desvencilhar da mensagem.»

«Os católicos não suspeitam que o mundo sinta-se enganado a cada concessão que o catolicismo lhe faz.» 

«O que acontece em tempos de incredulidade não é que os problemas religiosos pareçam absurdos, mas que não pareçam problemas.»

«Desejar que o cristianismo não faça exigências absurdas é pedir-lhe que renuncie às exigências que comovem nosso coração.»

LITURGIA, ARTE, EDUCAÇÃO, CIVILIZAÇÃO

«A liturgia atual protocoliza o divórcio secular entre o clero e as artes.»

«A aproximação à religião por intermédio da arte não é capricho de esteta: a experiência estética tende espontaneamente a prolongar-se em premonição de experiência religiosa. Da experiência estética, regressa-se como do vislumbre dos traços divinos.»

«Não sei se o diabo castiga, no outro mundo, a sociedade irreligiosa. Mas vejo que aqui, de cara, quem a castiga é a estética.»

«Sem rotinas religiosas, as almas desaprendem os sentimentos sutis e finos.»

«O cristianismo degenera, ao abolir seus velhos idiomas litúrgicos, em seitas toscas e extravagantes. Rompido o contato com a antiguidade grega e latina, perdida sua herança medieval e patrística, qualquer bobalhão converte-se em seu exegeta.»

«Os novos liturgistas suprimiram os púlpitos sacros para que nenhum maldoso sustente que a Igreja pretende rivalizar com as cátedras profanas.»

«A Igreja educava; a pedagogia do mundo moderno tão somente instrui.»

«A importância profana da religião está menos em sua influência sobre nossa conduta que na nobre sonoridade com a qual enriquece a alma.»

IGREJA, ESTADO, TERRENISMO E DEMOCRATITE

«A separação entre Igreja e Estado pode convir à Igreja, porém é funesta ao Estado, porque o entrega ao maquiavelismo puro.»

«O cristão moderno sente-se obrigado profissionalmente a mostrar-se jovial e jocoso, a exibir os dentes em sorriso benevolente, a professar cordialidade viscosa, tudo para provar ao incrédulo que o cristianismo não é religião "sombria", doutrina "pessimista", moral "ascética". O cristão progressista nos cumprimenta com um largo sorriso de candidato em eleição.»

«A Igreja contemporânea pratica perfeitamente um catolicismo eleitoral: prefere o entusiasmo das grandes multidões às conversões individuais.»

«Os que substituem a "letra" do cristianismo por seu "espírito" geralmente o convertem em uma patacoada sócio-econômica.»

«O amor à pobreza é cristão, porém a adulação ao pobre é mera técnica de recrutamento eleitoral.»

«A heresia que ameaça a Igreja em nosso tempo é o "terrenismo".» 

«A função da Igreja não é adaptar o cristianismo ao mundo, tampouco adaptar o mundo ao cristianismo. Sua função é a de manter um contramundo no mundo.» 

«Nem as religiões originaram-se da urgência de assegurar a solidariedade social, nem as catedrais foram construídas para fomentar o turismo.»

«Os problemas humanos não são nem exatamente definíveis, nem remotamente solúveis. Quem espera que o cristianismo os resolva deixou de ser cristão.»

«Que o cristianismo não resolva os problemas sociais não é razão para apostatar, a não ser aos que esquecem que nunca prometeu resolvê-los.»

«Os períodos de estabilidade política são períodos de estabilidade religiosa.»

«O teólogo moderno anseia transformar a doutrina cristã em simples ideologia de comportamentos comunitários.»

«Para democratizar ao cristianismo, têm de adulterar os textos, lendo "igual" onde dizem "irmão".»

«O cristão atual não se compadece de que os demais não lhe estejam de acordo, mas de não estar de acordo com os demais.»

«"Reino de Deus" não é nome cristão de um paraíso futurista.»

PECADO, DOGMA, HERESIA

«Os católicos perderam até a simpática capacidade de pecar sem argumentar que o pecado não existe.»

«Quando o católico defende-se melhor contra os vícios do que contra a heresia, já é pouco o cristianismo que sobra em sua cabeça.»

«A evolução do dogma católico é menos evidente que a de sua teologia. Os católicos de pouca teologia cremos, no fim, o mesmo que o primeiro escravo convertido em Éfeso ou Corinto.»

«O cristão moderno não pede que Deus o perdoe, mas que reconheça que o pecado não existe.»

«A explicação da experiência religiosa não se encontra nos manuais de psicologia. Ela habita nos dogmas da Igreja.»

«Sermos cristãos à moda atual consiste menos em arrependermo-nos de nossos pecados, que em arrependermo-nos do cristianismo.»

O "CATÓLICO DE ESQUERDA"

«Em seu afã pueril e vão de seduzir o povo, o clero moderno concede aos programas socialistas a função de esquemas realizadores das Bem-Aventuranças. O truque consiste em reduzir a uma estrutura coletiva e externa ao indivíduo, um comportamento ético que, se não é individual e interno, não é nada.O clero moderno prega, em outros termos, que há uma reforma social capaz de apagar as conseqüências do pecado. Do que se pode deduzir a inutilidade da redenção por Cristo.»

«O diálogo entre comunistas e católicos tornou-se possível a partir do momento em que os comunistas falsificaram Marx, e os católicos, Cristo.»

«Para poder aliar-se ao comunista, o católico de esquerda sustenta que o marxismo critica meramente as acomodações burguesas do cristianismo, quando é sua essência o que ele condena.»

«O erro do cristão progressista está em crer que a polêmica perene do cristianismo contra os ricos é uma defesa implícita dos programas socialistas.»

«O católico de esquerda acerta ao descobrir no burguês o rico da parábola, mas erra ao identificar o proletariado militante com os pobres do Evangelho.»

«Indignado com o burguês que "tranquiliza sua consciência" distribuindo esmolas de seu próprio pecúlio, o católico de esquerda propõe-se a fazê-lo abnegadamente repartindo o pecúlio alheio.»

PROTESTANTISMO

«A Igreja primitiva foi sempre a desculpa favorita do herege.»

«Que os Evangelhos sejam reflexo da Igreja primitiva é tese aceitável para o católico, mas letal para o protestantismo. Enquanto o protestante depende de um texto, os católicos somos o processo no qual o texto nasceu. Cristo, ao morrer, não deixou documentos, senão discípulos.»

«Mesmo para a compaixão budista o indivíduo é apenas sombra que desvanece. A dignidade do indivíduo é marca cristã sobre argila grega.»

 PÁTRIA DE HOMENS, PÁTRIA DE DEUS

«O problema básico de toda antiga colônia - o problema da servidão intelectual, da tradição mesquinha, da espiritualidade subalterna, da civilização inautêntica, da imitação forçada e vergonhosa - foi para mim resolvido com máxima simplicidade: o catolicismo é minha pátria.»

EPÍLOGO

«Para aliviar a barca cristã, que emborca em águas modernas, a teologia liberal livrou-se ontem da divindade de Cristo, e a teologia radical hoje se livra da existência de Deus.»

«Os Evangelhos, em mãos do clero progressista, degeneram em recompilação de trivialidades éticas.»

«A fim de se adaptar à "mentalidade moderna", o cristianismo converteu-se em uma doutrina que não é difícil abraçar; nem interessante.»

«O problema religioso agrava-se a cada dia, pois os fiéis não são teólogos, e os teólogos não são fiéis.»

«O mais inquietante na atitude do clero atual é que suas boas intenções pareçam, com freqüência, inquestionáveis.»

«Tratando-se do conhecimento do homem, não há cristão (desde que não seja cristão progressista) a quem alguém tenha algo a ensinar.» 

«Porque ouviu dizer que as proposições religiosas são metáforas, o tonto pensa que são ficções.»

«Onde o cristianismo desaparece, cobiça, inveja e luxúria inventam mil ideologias para justificar-se.» 

«Diante da Igreja atual (clero - liturgia - teologia), o católico velho indigna-se primeiro, assusta-se depois, e finalmente cai na gargalhada.»

«A Igreja necessitará séculos de oração e de silêncio para forjar novamente sua alma amolecida.»

«O verdadeiro cristão não deve resignar-se ao inevitável: deve confiar na impertinência de uma oração reiterada.»

(Introdução, seleção e tradução por Leonardo Faccioni)

Um comentário:

Teresa Martins disse...

Caro Leonardo: Não tenho aberto seu blog e pra ser franca ainda não li este último artigo. Mas entrei aqui porque queria te mostrar uma coisa que saiu no Fratres e não sei se voce já viu. Mando também por e-mail.
http://fratresinunum.com/2014/04/04/summorum-pontificum-no-brasil-missa-em-caxias-do-sul-rs/#comments
Teresa